Publicado por: barcos na ria | 12/09/2010

II Encontro de Embarcações Tradicionais – Rio Lima 2010


...

.

Fundada em 2002 em Viana do Castelo a Associação Barcos do Norte tem por objectivos a Preservação, a Defesa e o Estudo do Património Marítimo.
Nos próximos dias, 17, 18 e 19 de Setembro de 2010 esta Associação organiza o “II Encontro de Embarcações Tradicionais do Rio Lima”.
.

Programa recolhido no site:

http://barcosdonorte.blogspot.com/2010/09/programa-2-encontro-de-embarcacoes.html

(Antes da abertura oficial – Recepção às embarcações e Tripulações, sexta feira dia 17 de Setembro durante a tarde na Marina de Viana, junto à Ponte Eifell)

.

Sábado, dia 18 – Abertura

10:00h – Abertura do Encontro.
Recepção às embarcações e tripulações, com entrega de documentação e credenciais (Secretariado na Marina de Viana Castelo)

11:00h – Abertura ao publico das exposições:

Exposição em seco na área ribeirinha de 5 embarcações tradicionais originais e emblemáticas do Norte de Portugal, no jardim junto à Biblioteca Municipal;

Exposição de fotografias antigas sobre Viana e a Srª da Agonia, a Festa marinheira, na Junta de Freguesia de Monserrate;

Exposição da colecção municipal de miniaturas navais de Viana do Castelo no Museu de Arte e Arqueologia;

Exposição do tapete de flores de sal no Museu de Arte e Arqueologia;10:30h -12.00h – Navegação livre das embarcações participantes. (Rio Lima).

12.30 -17.00h – Exibição das embarcações acostadas ao publico em geral.

12:30-14:00h – Almoço das tripulações e demais convidados (Oferta da Autarquia, Local a designar).

15:00h – Arruada marinheira – Animação de Rua com o Festival de Gaitas de Foles promovido pela Autarquia na Praça da Liberdade, junto ao rio

17.30 -Seminário “II Encontro de Embarcações Tradicionais Rio Lima 2010” – Conferência Internacional de Associações de Embarcações Tradicionais
Local: Museu de Arte e Arqueologia

17.30h – Abertura do seminário com a Visita orientada pelo Autor da Exposição fotográfica, Dr. Manuel Gardete, intitulada “Barcos Tradicionais Portugueses – Navegações, instantes e devoções” (resulta de uma selecção de imagens realizadas entre 1992 e 2000 e apresenta algumas das mais emblemáticas embarcações Tradicionais do continente e dos Açores)

18.00h – Início dos trabalhos
18.20h – “A Associação Portuguesa do Património Marítimo”, João Barbas, Presidente da Associação Portuguesa do Património Marítimo

18.40h – “A Federação Galega pela Cultura Marítima e Fluvial ”, Vitor Fernandez, Presidente da FGCMF

19.00h – “A Associação de Amigos da Ria e do Barco Moliceiro”, Manuel Oliveira, Presidente da Associação de Amigos da Ria e do Barco Moliceiro

19.20h – “O Projecto Lancha Poveira do Alto” , Dr. Manuel Costa , Câmara Municipal da Póvoa de Varzim

19.40h – Debate e encerramento do seminário

20.00h – Jantar nas “tasquinhas de ribeira” recriadas no recinto do Museu de Arte e Arqueologia.

21.30h – Filmografia de Homenagem – Átrio das “tasquinhas”do Museu

· Apresentação do filme Água Arriba – Histórias de homens e Barcos, a propósito dos barcos e dos barqueiros do rio Lima (Associação Ao Norte)· Apresentação do Documentário do Ao Norte sobre a Ribeira (a confirmar).

.

Domingo, 19 de Setembro

10:00h – Abertura das exposições (nos diversos espaços)

10:30h – 13:00h – Apresentação do Lanhezes embarcação replica navegante construída em 2010 e propriedade da Junta de Freguesia de Lanheses (estará no rio Lima, próximo do local da exposição das 5 embarcações, no Jardim junto à Biblioteca).

11.00h – Saída ao Rio Lima de todas as embarcações participantes para navegação livre.

14:00h – Almoço Convívio de encerramento e entrega de certificados de participação (oferta da Autarquia, local a designar)

16:00h – Despedida (Marina)

"Santa Maria Manuela", Gafanha da Nazaré-ÍLhavo (Arqº pessoal)

.

“No próximo dia 17 de Setembro o antigo e renovado lugre bacalhoeiro “Santa Maria Manuela” visitará Viana do Castelo. A chegada está prevista para a manhã de sexta-feira dia 17 e soltará amarras ao final da tarde do dia 19.

Estará nesse período aberto a todas as visitas, muito especialmente a todos aqueles que nele embarcaram à pesca do bacalhau e suas famílias.

O navio virá desde o Norte da Europa de regresso a Aveiro, onde tem estado actualmente a visitar vários portos, em eventos náuticos de grande sucesso.”

In http://caxinas-a-freguesia.blogs.sapo.pt/196943.html?view=192847
.

” (…) Vai estar en Viana coincidindo co II Encontro de Embarcações Tradicionais. Desde a organización do Encontro avisan que se vai facer unha visita organizada ao lugre, polo que os inscritos no Encontro que desexen participar teñen que contactar coa organización antes do 15 de setembro. O Santa Maria Manuela ven de Oslo, logo de participar na Sail Amsterdam 2010.”

In  http://culturamaritima.org/


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: