Publicado por: barcos na ria | 22/06/2010

Reparação de moliceiros…


Com a proximidade do Verão os proprietários dos barcos moliceiros procedem à amanhação e reparação das suas embarcações: uns com fins turísticos, outros com o objectivo de participar na próxima regata de moliceiros a realizar no dia 10 de Julho de 2010. (http://www.visitcentro.com/pt/events/2010/07/10/great-moliceiros-regatta/)

Uma dessas embarcações está a ser reparada por um Mestre/carpinteiro, Victor Manuel de Jesus Domingues (de alcunha, Caneiro), de 38 anos de idade,  na sua carpintaria da Gafanha do Carmo. A reparação está a ser realizada ao ar livre, num terreno anexo à carpintaria devido dimensão da embarcação.

A respeito desta embarcação,  batizada com o nome de “Alfredo Rebelo”, existe uma história que começa em 1986,  em Pardilhó e é  contada pela investigadora Drª Ana Maria Lopes, no seu blog “maritimidades”.

Esta embarcação, do proprietário Alfredo Rebelo, a  útima construção do famoso Mestre Henrique Lavoura, foi  outrora utilizada na apanha do moliço da Ria de Aveiro. Teve presença nas muitas  regatas que se tem realizado  e encontrava-se no ano passado, já bastante deteriorada e  ancorada no Cais da Béstida, à espera de um outro fim.

Foi adquirida, no início deste ano,  pelos actuais proprietários, Ricardo Tavares e Janetet Espadilha,  jovens empresários de uma empresa turística que organiza passeios de barco moliceiro na Ria de Aveiro.

Do Cais da Béstida – Murtosa, a embarcação navegou até ao Cais da Bruxa, na Gafanha da Encarnação, sendo posteriormente transportada para a carpintaria/estaleiro do Srº Victor Domingues.

O seu futuro será o de voltar a navegar pelos canais da da Ria,  tendo como ocupantes, os turistas que visitam a nossa cidade.

O seu cais passará a ser o do Canal Central,  junto com outros moliceiros recuperados, que estes jovens fazem questão em adquirir e manter dentro das formas e pinturas originais, respeitando a tradição destas embarcações.

À data, 22 de Junhoo de 2010, ainda se encontra em reparação.

Barco moliceiro "Alfredo Rebelo", Gafanha do Carmo - mestre/carpinteiro Victor Domingues (Caneiro), 22.04.2010. Fotografia do arquivo de Etelvina Almeida

Reparação ao ar livre. 22.04.2010. Fotografia do arquivo de Etelvina Almeida

Reparação das cavernas. 04.05.2010. Fotografia do arquivo de Etelvina Almeida

A 15 de Julho de 2010 encontrei o barco moliceiro “Alfredo Rebelo” já com alguns braços das cavernas reparados/substituídos, algumas tábuas dos costados pregadas e início da reparação/substituição dos barrotes da coberta da proa.

alguma da madeira necessária para a reparação...

o moliceiro "Alfredo Rebelo" após algumas reparações

alguns braços substituídos e início dos trabalhos na coberta da proa

Victor Domingues, o mestre/carpinteiro


Responses

  1. obrigado etelvina pelo que tens feito por mim o pai natal deu-me um computador es a primeira com quem falo continoaçao de um bom ano

  2. […] The busiest day of the year was 12 de Dezembro with 164 views. The most popular post that day was Reparação de moliceiros…. […]

  3. ola etelbina a radio do emigrante vem por este meio agradecer o exclente trabalho que esta a fazer pela a historia que sao os barcos da ria de aveiro um patrimonio da regiao que nunca se deve de esquecer e tambem dar os parabens ao jovem contrutor desses barcos que deve de ser um dos poucos que ainda se dedica a essa profissao a direcao da radio e seu gerente principal vem por este meio agradecer a desponiblidade da cedencia do seu blog para publicar nos varios seites que a radio tem obrigado e continuem os dois a serem grandes amigos desta arte

    • Boa tarde “Rádio Emigrante”,

      Antes de mais, obrigada pelo comentário a este “post”.

      As embarcações tradicionais da Ria de Aveiro e os últimos construtores navais fazem parte do património desta região Aveirense, numa extensão de cerca de 47 km de ria, de norte a sul – de Ovar a Mira.

      Todas as populações ribeirinhas que têm ligação à Ria, recordam outros tempos de grande azáfama nas várias actividades a ela ligadas: a extracção do moliço, a exploração das salinas, a pesca artesanal; a exploração de viveiros e o transporte de mercadorias e pessoas (nesses tempos, as melhores, ou únicas vias de comunicação entre regiões).

      Tenho acompanhado a construção e reparação de algumas embarcações tradicionais neste estaleiro da Gafanha do Carmo, pela mão do carpinteiro Victor Domingues, a quem agradeço a disponibilidade de tempo e a boa vontade em me facultar toda a informação de que necessito para levar este trabalho a “bom porto”.
      Não quero deixar de agradecer também aos restantes construtores que me têm disponibilizado o seu tempo e conhecimento: desde a Torreira; Pardilhó; Gafanha da Encarnação; a Mira e Fermentelos.

      É com grande prazer que aceito o convite para divulgação deste blog no site da vossa rádio.

      Cumprimentos à Gerência da Rádio Emigrante.

      Etelvina Almeida

  4. Parabéns, teu tio Saul adorou ver as fotos beijinhos

    • Olá Ana Lúcia,

      Obrigada pela visita!
      Passarei a mensagem.
      Cumprimentos,
      Etelvina Almeida

  5. Vitor mesmo agora acabei de ver estas fotos
    desde ja agradeco a Etelvina por isto
    mas tu es um dos poucos mestres desta arte
    segue em frente que estas a ficar na historia das embarcacoes faz o que sabes e o que nao sabes
    es um heroi abracos para ti e para quem te lancou na nete

  6. passo a passo o caminho inciado, já vai longo.

    espero-te no sábado para mais uma aventura na ria.

    que estejas bem e fiques melhor

    bjs

    • Olá António!
      Lá estarei no sábado para assistir a mais uma regata, conta comigo.
      Abraço!

  7. Já vi aqui as fotos mas ainda ha pouca coisa para mostrar do barco, mais há-de vir,
    Um abraço,
    Victor Domingues (Alcunha, Caneiro)

    • Obrigada Victor,

      Desejo continuação de bom trabalho.
      Até breve!
      Um abraço,
      Etelvina Almeida


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: