Publicado por: barcos na ria | 22/06/2010

Exposição sobre o Homem e a Ria, de Matos Barbosa – Aveiro


(imagem do site da Câmara Municipal de Aveiro)

Esta exposição está patente no Museu da Cidade de Aveiro.

Trata-se de uma exposição e filmografia, sobre um “percurso de vida e de um espaço lagunar” da autoria de Matos Barbosa,  um cineasta, artista plástico e autor de banda desenhada.

“O filme “A Ria, a Água, o Homem” será exibido em ante-estreia nos últimos dias da mostra, antecedendo a sua posterior passagem pelos Festivais Internacionais de Cinema AVANCA’10 e CINANIMA.

O  filme, produzido pelo filmógrafo e Cine-Clube de Avanca, inspira-se nos textos de Raul Brandão em “Os Pescadores”, para se debruçar sobre as águas de Aveiro e para documentar a Ria. O actor Joaquim de Almeida dá voz às palavras e às emoções deste filme de desenhos monocromáticos exímios, de um realismo inesperado.

“A Ria, a Água, o Homem” teve apoio à produção do ICA/Ministério da Cultura e da RTP, entre outras entidades. “

Biografia

“Cineasta, artista plástico, autor de banda desenhada, Matos Barbosa nasceu em Oliveira de Azeméis, em 1935, tendo encontrado na arte, mas sobretudo no desenho e no cinema, a sua forma de expressão por excelência. Com Vasco Branco e Manuel Paula Dias, assinou alguns dos filmes do cinema amador português mais premiados internacionalmente.

Do documentário à animação, os seus filmes têm uma forte componente inspiradora da paisagem, das histórias e das gentes da Beira Litoral.

Uma filmografia de 18 filmes várias vezes premiada e exibida em festivais de Portugal, Alemanha, Andorra, Angola, Áustria, Bélgica, Espanha, França, Itália, Rodésia, Suíça e Moçambique.”

fonte: 

http://www.cm-aveiro.pt/www//Templates/GenericDetails.aspx?id_object=33667&divName=2&id_class=2

Antestreia do filme “A Ria, a Água, o Homem”

de Matos Barbosa do Museu da Cidade de Aveiro


No âmbito da exposição temporária patente no Museu da Cidade: “A RIA, A ÁGUA, O HOMEM”, DESENHOS E FILMES DE MATOS BARBOSA, será realizada no próximo DIA 14 DE JULHO, PELAS 17H30, uma homenagem ao cineasta Manuel Matos Barbosa.

Programa de homenagem:

– Ante-estreia do novo filme do cineasta “A Ria, a Água, o Homem”, uma obra de animação com base nos textos de Raul Brandão sobre a Ria de Aveiro e com a voz do actor Joaquim de Almeida;

Apresentação do livro “A RIA, A ÁGUA, O HOMEM – o cinema de Manuel Matos Barbosa”, obra que traça um percurso de vida e faz um registo da filmografia do cineasta;

Debate sobre Aveiro e o cinema amador, com a presença dos mais destacados cineastas da cidade, nomeadamente os que integraram o célebre “Grupo de Aveiro” com intensa actividade nos anos 60 e 70.

“A Ria, a Água, o Homem”, marca assim o retomar da actividade de Matos Barbosa no cinema de animação. Tendo sido produzido pela Filmógrafo e Cine-Clube de Avanca, contou com o apoio do ICA / Ministério da Cultura e RTP. Este filme tem já exibição prevista nos Festivais AVANCA’10 e CINANIMA.

Entretanto, a exposição sobre o filme e o cineasta, que ocupa os 3 pisos do Museu da Cidade, pode ser visitada de terça a sexta das 10h às 12.30h e das 14.30h às 18h, até final do mês de Julho.

Museu da Cidade de Aveiro
Rua João Mendonça n.º 9/11 3800 – 200 Aveiro
Tel. (+351) 234 406 485 | Fax (+351) 234 406 307
aoliveira@cm-aveiro.pt | museucidade@cm-aveiro.pt
Câmara Municipal de Aveiro

Informação recolhida no site “Notícias de Aveiro”:

http://www.noticiasdeaveiro.pt/noticias/show.aspx?idcont=19295&title=a-ria-a-agua-o-homem-desenhos-e-filmes&idioma=pt

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: