Publicado por: barcos na ria | 29/06/2009

Aniversário da “CENÁRIO”


Dia 4 de Julho de 2009
“Festa Cenário dia 4 de Julho
Vamos comemorar mais um ano de reconstruções navais, constituições verbais e manifestações letais. É assim a vida. O interessante é que nesta data também se comemora além Atlântico, o célebre four of July. Portanto vamos ter barbecue e um concerto com os route 86, e uma palestra onde o designer e engenheiro e professor Carlos Aguiar terá uma audiência interessada, pois que interesse terá concerteza. Se se identifica com o espírito náutico, ambiental e aventureiro, para além de possuir um selo dos correios do reinado de D. Maria, então compareça no cais do puxadouro na data referida. Nós vamos fazer por isso.”

http://gsbl.det.ua.pt/CENARIO/

Quem é a “CENÁRIO”?

“(…) Surge assim o cenario – centro náutico da ria de ovar, que assenta a sua génese na identificação, preservação e divulgação da identidade cultural ligada à Ria, nomeadamente a cultura náutica de recreio que aliada a embarcações que se tornaram património e preenchem o imaginário da nossa paisagem e do nosso “modus vivendi”, as transforma e adapta aos novos desafios que o desenvolvimento promove. Tem como objectivo central um processo de descoberta de todas as potencialidades para que este objecto patrimonial possa contribuir através de:
~ Contacto com a cultura náutica através da utilização de embarcações consideradas de significativo valor patrimonial;
~ Laboração em oficinas de reparação, manutenção e construção de embarcações consideradas relevantes para o património náutico da região;
~ Prática de desporto náutico;
~ Estudos de investigação e sensibilização em torno das questões ecológicas, antropológicas, etnográficas e museológicas e de desenvolvimento de novas estratégias identitárias.

Esta associação procura promover o desenvolvimento de uma efectiva cultura ecológica e ambiental, numa perspectiva de desenvolvimento.
De entre os aspectos mais relevantes podemos identificar a cultura náutica (ligada à pesca, apanha do moliço, transporte e mobilidade) intimamente relacionada com os modos de subsistência materializando acções que se identificam com modelos que hoje apelidaríamos de “desenvolvimento sustentável”.

Onde se situa?

Cais do puxadouro – Válega – Ovar

http://gsbl.det.ua.pt/CENARIO/


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: