Publicado por: barcos na ria | 08/01/2009

Fundo Especial Prof. Arquitecto Octávio Lixa Filgueiras


A incorporação a título de depósito, nos termos e condições que constam do Protocolo assinado a 19 de Maio de 2007, do espólio documental pertencente ao Prof. Arquitecto Octávio Lixa Filgueiras no Museu Marítimo de Ílhavo (MMI), representou um dos actos mais desafiantes para o futuro do nosso Museu e para a consolidação do seu projecto.
Enquanto instituição dedicada ao estudo, salvaguarda e conservação de patrimónios marítimos, o MMI tem desenvolvido investigações cientificamente orientadas relacionadas com os múltiplos domínios que essa temática abrange.

Ao ser-lhe confiado o espólio documental do Prof. Arquitecto Octávio Lixa Filgueiras, o mais prolífero e reputado investigador português que se dedicou ao estudo da História, da Arqueologia subaquática e da arquitectura navais, em geral, e das embarcações tradicionais portuguesas em particular, o MMI assume o desafio de reforçar as principais vertentes do seu programa museológico.
Para tal, concorrerá a realização do Colóquio Internacional dedicado à vida e obra do Prof. Arquitecto Octávio Lixa Filgueiras que terá lugar no MMI nos dias 17 e 18 de Novembro de 2008:

• História Marítima;
• Arquitectura naval;
• Arqueologia Subaquática;
• Patrimónios Marítimos e Museologia;
• Defesa, preservação e divulgação do património arqueológico náutico e subaquático;
• Etnografia naval portuguesa – perspectivas e rumos;
• Antropologia marítima e culturas marítimas – abordagens e perspectivas;

Todos os interessados em participar no Colóquio poderão consultar o “Fundo Especial Prof. Arquitecto Octávio Lixa Filgueiras”, que foi criado na biblioteca do MMI com base no referido depósito, e que se encontra à disposição de todos os investigadores nacionais e de outros países que queiram desenvolver estudos relacionados com o património náutico português. As condições de acesso ao espólio estão disponíveis no site do Museu em http://www.museumaritimo.cm-ilhavo.pt/.
Composto por cerca de 5 mil títulos bibliográficos, centenas de manuscritos e dezenas de planos e fotografias de embarcações tradicionais, o “Fundo Especial Prof. Arquitecto Octávio Lixa Filgueiras” implicou assumir a responsabilidade do seu tratamento arquivístico, nomeadamente, no que diz respeito à sua inventariação e catalogação, factores essenciais para a sua disponibilização ao público de acordo com as normas de consulta e reprodução estabelecidas pelo MMI.
Desse modo, e tendo em vista a promoção da temática das embarcações tradicionais e uma discussão aberta sobre culturas e patrimónios marítimos, num momento em que o debate acerca do seu estudo, conservação e valorização tem vindo a adquirir uma renovada importância, o Museu Marítimo de Ílhavo resolveu incentivar a apresentação de projectos de investigação relacionados com essa temática, promovendo, simultaneamente, através da realização do Colóquio Internacional Octávio Lixa Filgueiras – Arquitecto de Culturas Marítimas, todas as linhas de investigação desenvolvidas por Octávio Lixa Filgueiras.
Nesse sentido, e considerando a diversidade e pluralidade de abordagens, entre as quais se destacam as de natureza histórica e antropológica, que aquele reputado investigador abordou no decorrer do seu notável percurso científico, o “Fundo Especial Prof. Arquitecto Octávio Lixa Filgueiras” é colocado ao dispor de todos os interessados em participar no Colóquio ou que pretendam desenvolver investigações nas áreas da arquitectura naval portuguesa tradicional, da arqueologia naval, da etnografia náutica e antropologia marítima.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: